Comunicação Assertiva

A Comunicação Assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

A assertividade é a capacidade de nos expressarmos honestamente, sem negarmos os direitos dos outros de fazerem o mesmo. Uma pessoa com essa característica é positiva, demonstra autoconfiança e sabe manifestar sua opinião de forma transparente e objetiva. Essas virtudes cooperam para que ela se comporte com mais equilíbrio e segurança ao tomar decisões e executar ações.

Não importando qual o ramo ou segmento de uma empresa, uma boa comunicação no ambiente de trabalho deve ser necessária para que a corporação se mantenha e prospere no mercado competitivo atual. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações, na execução dos processos e no alinhamento das demandas. Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o alcance dos resultados.

Aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é, portanto, fundamental para o sucesso das relações interpessoais nas empresas. Na vida pessoal, saber se comunicar também facilita o andamento das relações e a manutenção de um canal de comunicação aberto com familiares, colegas e amigos.

Apesar disso, tanto a comunicação quanto a assertividade não aparecem de repente. Devem ser desenvolvidas com dedicação para o crescimento profissional e pessoal. Quando buscamos o conhecimento, reconhecemos que sempre podemos melhorar e que o crescimento faz parte deste processo. Saímos da zona de conforto e damos um passo à frente. Portanto, investir em nós mesmos significa evoluir e alcançar com sucesso nossos objetivos.
 
Para uma comunicação assertiva é importante entendermos que todos nós somos orientados por Modelos Mentais. O modelo mental é um mecanismo do pensamento que representa a realidade externa. Trata-se de uma das formas mais utilizadas pelas pessoas para representar o mundo e interpretar os acontecimentos a sua volta.
 
São os modelos mentais que definem como o indivíduo irá se sentir com cada evento, como ele pensa e como irá agir. Cada pessoa tem seu próprio modelo que é resultado de toda a sua história de vida e situações. Os modelos mentais são formados pelas nossas crenças e valores, dando origem às normas e limites que aplicamos no nosso cotidiano, funcionando como os filtros de nossas experiências de vida.
 
A maioria das pessoas tem dificuldade para abrir mão de seus modelos mentais e muitos acreditam que sua maneira particular de ver as coisas é melhor do que o modelo dos outros. Muitos conflitos podem surgir por conta disso, sendo preciso ficar atento para não acabar preso a um único modelo de pensamento.
 
Em apoio as desenvolvimento da comunicação assertiva, podemos utilizar os conceitos de Rapport e Empatia. “Empatia vem do grego “pathos”, que significa “sentimento”. As palavras da língua portuguesa que possuem o sufixo “patia” têm a ver com sentimento: SIMpatia é “de acordo com o sentimento”, ANTIpatia é “contra o sentimento”, Apatia é “sem sentimento” e EMpatia é “dentro do sentimento”, ou seja, “agir com empatia” é colocar-se dentro do sentimento da outra pessoa, procurando entender o seu mapa do mundo, as suas emoções e sua forma de ver (ouvir/sentir) a vida.
 
Ser empático é ter afinidades e se identificar com uma outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve, portanto, compatibilidade e nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.
 
Já “Rapport” do francês “rapporter”, significa “trazer de volta”, mais adequadamente traduzida para o português como sendo “sintonia”. Estar em “rapport” com alguém significa estar na mesma sintonia, na mesma frequência, o que ocorre naturalmente na medida em que as pessoas identificam afinidades entre si.
 
Quando desejamos ampliar a nossa comunicação, podemos utilizar também técnicas que facilitem este “rapport”, de modo a proporcionar na pessoa um ambiente agradável de convivência do tipo: “gostei tanto de estar com você que parece que o conheço há muito tempo.”
 
A PNL (Programação Neurolinguística), apresenta algumas ferramentas para atingir estes objetivos, como o espelhamento (copiar sutilmente gestos e posições) e a identificação do canal de recepção predominante (visual, auditivo, cinestésico), ou preferencial de um indivíduo.
 
Vale lembrar que algumas pessoas utilizam a palavra “rapport” como sinônimo de “empatia”, mas são características ligeiramente diferentes; como explicado, a primeira é a sintonia na relação interpessoal; a segunda é a capacidade de se colocar no lugar do outro (a partir do que se pode desenvolver o “rapport” pretendido).
 
Em complemento ao tema, diariamente, em diversas ocasiões, damos e recebemos Feedback de pessoas próximas. Embora não encaremos conselhos e críticas como uma espécie de retorno, eles podem ser vistos desse modo. No mundo empresarial, o feedback se faz necessário em determinados ambientes e situações, tornando-se muito mais complexo do que uma simples crítica direcionada ao seu melhor amigo.
 
O feedback organizacional é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo, informações sobre o grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno. Quando essa metodologia é aplicada de maneira correta, além de melhorar o desempenho individual, faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas no seu ambiente de trabalho. O líder cria uma imagem de preocupação com o bem-estar de cada um dos colaboradores e não apenas com os resultados.

Existem 2 tipos: o Feedback Positivo e o Feedback de Desenvolvimento.

feedback positivo é quando o colaborador ou equipe alcança os resultados esperados. Dar este feedback ao colaborador é muito importante para que ele saiba que está no caminho certo em suas atitudes e resultados, e o motiva a continuar engajado pela empresa.
 
feedback negativo, tecnicamente chamado de feedback de desenvolvimento, é quando o colaborador ou equipe ficam abaixo do esperado, seja em suas atitudes ou resultados. Neste caso, é preciso ter muita sensibilidade para dar esse feedback ao colaborador, para não gerar conflitos e desgaste entre a equipe.
 
Portanto, para que a aplicação do Feedback seja realizada com sucesso, também é necessário que o líder saiba se comunicar de maneira assertiva. Utilizar as palavras certas nos momentos certos, faz com que a comunicação interpessoal gere impacto e crie os estímulos necessários para que o ouvinte reaja da forma esperada. Saber se comunicar é fundamental para o sucesso profissional.

A habilidade da comunicação é uma característica imprescindível no mercado de trabalho atual. Por isso, é crescente o número de empresas que investem em treinamentos para desenvolver a comunicação assertiva dos seus colaboradores. Uma alternativa é o Processo de Coaching que por meio de técnicas e ferramentas comprovadas:

  • Exercita o autoconhecimento, auxiliando o entendimento das competências e identificando os pontos de melhoria;
  • Reprograma os pensamentos e comportamentos, eliminando medos;
  • Aprimora as habilidades de comunicação, ampliando o poder de negociação e empatia;
  • Aperfeiçoa a linguagem corporal;
  • Otimiza a voz ativa;
  • Desenvolve a inteligência emocional;
  • Ensina a como construir e sustentar relacionamentos interpessoais na empresa em que trabalha;
  • Ensina como gerenciar as atividades com o tempo para as realizar;
  • Entre outras...
Pesquisas sobre a felicidade indicam que o aprendizado e o crescimento, são ingredientes fundamentais para gerar satisfação na vida. Permitir que as pessoas sejam melhores e contribuir para sua evolução, permitirá que o nível de engajamento de seus colaboradores aumente exponencialmente. Desenvolver potências requer esforço e muitas horas de trabalho, mas o resultado com certeza será gratificante.