Autoconhecimento

Você se conhece? Sabe quais são os seus fatores limitantes como líder e as suas potencialidades? Eu faço treinamentos para empresas e programas de Coaching para líderes e durante estas oportunidades percebo que as pessoas se conhecem muito pouco. Elas não têm autoconhecimento. Elas não sabem onde erram e onde acertam. E isso é fundamental trabalhar!

De acordo com Freud e Young – os precursores da psicologia moderna, o ser humano se percebe em 10% de suas ações. Apenas 10% das coisas que a gente faz no dia-a-dia são percebidas. Os 90% do que você faz no dia-a-dia está no piloto automático! Nestes 90% tem muito comportamento positivo. Tem muita coisa legal que você sente e faz, mas também existe muita LIMITAÇÃO COMPORTAMENTAL. E todos nós temos problemas comportamentais. Mas quando eu passo a me conhecer melhor, percebo os comportamentos que causam problemas e se porventura eu erro, passo a não culpar as pessoas, porque a culpa é minha. Isso significa que precisamos entrar um pouco mais nestes 90%...

E olhe outro problema: os seus liderados estão observando, estão olhando para você. E há uma grande tendência que eles passem a replicar as suas limitações comportamentais... Isso é igual ao que acontece com os nossos filhos! Eles tendem a copiar os nossos exemplos. O liderado é a mesma coisa. Tanto os comportamentos positivos quanto os limitantes. Então veja como é importante você se conhecer, conhecer suas limitações comportamentais para não influenciar as pessoas.      

Abaixo apresentamos alguns comportamentos não desejados, apresentados pelos líderes:

DELEGAÇÃO – A maioria dos líderes não sabe delegar. Eles não sabem transferir responsabilidades e acompanhar estas responsabilidades. Esse é o comportamento limitante número um que percebemos nos líderes. Porque a maioria dos líderes pensam assim: - Ninguém faz tão rápido quanto eu faço! E sabe o que ele faz? Ele vai lá e faz... Ou, ele pensa: - Ninguém faz tão bem feito quanto eu faço. Aí ele vai lá e faz!

Só que de repente e não sei se você tem este problema, você fica com sua agenda lotada. Você fica sem tempo de fazer uma porção de coisas. Você fica sem tempo de fazer a gestão de pessoas, porque você não delega. Você centraliza muito e precisa mudar este comportamento!

O objetivo da delegação é conseguir que o liderado faça uma tarefa da melhor forma possível, em muitos casos fazendo até melhor que o próprio líder, dando à pessoa delegada a oportunidade de decidir, contribuindo com os objetivos mais importantes da organização


AUTORITÁRISMO X AFETIVIDADE – Existem líderes que são muito autoritários. Eles aprenderam com seus líderes anteriores a determinar as necessidades de uma forma até agressiva, a forma com que as pessoas têm que fazer as coisas. E se você é autoritário com seu liderado, no domingo à noite, ele pensa: - Amanhã eu vou ter que aguentar o meu líder... Ele está sofrendo e o termômetro da motivação dele está lá embaixo.

E existem líderes que polarizam. Eles são muito afetivos. E aí a equipe se aproveita deste líder. Chega atrasada, sai mais cedo. Porque ele é muito afetivo, permissivo. Aqui precisamos trabalhar o equilíbrio, identificando os pontos que precisam ser balizados.

Hoje, o mundo globalizado exige uma nova consciência no tocante às relações interpessoais: a consciência de que somos uma grande teia. Deste modo, teremos necessidade de modificar o velho jeito de tratar com pessoas. Teremos que parar de impor tarefas de cima para baixo e nos dedicar a facilitar o processo, incentivando a interação das partes entre si.


NÃO DAR ATENÇÃO – Se você tem uma posição de liderança é porque você foi um ótimo especialista. A alta liderança o promoveu para o cargo de liderança, sem avaliar se perderia um ótimo operacional e ganharia um péssimo líder, porque caso a pessoa não faça a escolha, continuará pensando como especialista, analista ou operacional... Isto também precisa ser trabalhado!

Ouvir o que o liderado diz não é algo que simplesmente acontece. É necessário um esforço consciente para manter o foco nas mensagens e prestar atenção ao que realmente é dito. O interlocutor fornece também mensagens em suas palavras e em sua linguagem corporal.

Além disso, a atenção ao feedback requer paciência para permitir que ele continue falando e explicando. Para manter a comunicação fluindo, mantenha contato visual direto e não se distraia com o que está ao redor. Isso é um sinal claro de que você não está ouvindo.


ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO – A maioria dos líderes tem um problema muito sério com a administração do seu tempo. Além de você executar o que precisa ser executado na empresa você deve ter tempo para a sua vida pessoal, para os seus filhos, seu marido, sua esposa, para você mesmo! Hoje notamos líderes trabalhando cerca de 12 por dia, porque a equipe não dá conta e ele começa a entrar no operacional... Delegação, gestão do tempo... Você precisa descobrir coisas novas para fazer algo diferente!

Então, comece a mudança em você. Faça o planejamento de suas demandas diárias com foco nas prioridades realmente importantes. Você lidera pelo exemplo? Se você não for um exemplo, acha que sua equipe terá uma inspiração divina para mudar os hábitos improdutivos?

Se você quer gerar resultados no mundo conectado em que vivemos, é preciso que você aprenda a colaborar. Não adianta mais saber liderar para criar um ambiente produtivo e com resultados, é preciso saber liderar com tempo e com metodologia, para que você e sua equipe consigam resultados com equilíbrio


Gosto muito desta frase: “A definição de insanidade é você fazer sempre a mesma coisa e querer um resultado diferente.” Se você quer resultados diferentes na sua liderança vai precisar fazer algumas coisas diferentes.

Uma coisa muito importante referente a este tema é uma pesquisa da revista VOCE S/A que diz que “87% das pessoas são demitidas por problemas de comportamento” Olhe a importância de você líder, ajustar os seus comportamentos e dos seus liderados!